Dicas Lavvi

17 de Setembro de 2020

Varanda e cozinha gourmet: dicas para criar o ambiente gastronômico ideal

Comas pessoas passando mais tempo dentro de casa, alguns ambientes passaram a ganhar mais destaque e um deles foi a cozinha – veja aqui quais são as outras tendências nos apartamentos neste “novo normal”.

Muitos se aventuraram em novas receitas como uma forma de aproveitar o tempo e também segurança, evitando as saídas durante a quarentena. O que fez crescer o interesse pela varanda e cozinha gourmet, um ambiente pensando exclusivamente na praticidade e dedicado à culinária.

Quer conhecer o estilo? A Lavvi mostra a você!

Conheça a cozinha gourmet

Varanda ou cozinha gourmet, qual a diferença?

Na verdade, o que vai diferenciar a varanda da cozinha gourmet é a sua localização.

Uma varanda gourmet nada mais é do que a cozinha que fica no lado de fora do apartamento.

Aliás, se a planta permitir, uma das grandes vantagens desse estilo é a junção dos ambientes, unindo o lado interno com o externo.

Unir a varanda e a cozinha em um ambiente único é uma das grandes saídas que o estilo gourmet traz aos apartamentos, permitindo um aproveitamento inteligente e refinado do espaço. Quer saber outras dicas? Veja mais no Blog da Lavvi.
Por que não unir o útil ao agradável e tornar a cozinha e a varanda em um espaço gourmet único? Créditos: Pinterest.

E a continuação da cozinha na varanda pode ser feita tanto de forma integral -tirando totalmente a parede -, como parcial, através de uma abertura.

Diversas opções, um foco: gastronomia

Seja na forma de cozinha, seja em varanda, o espaço gourmet do seu apartamento precisa ter um único objetivo: ser um ambiente voltado à gastronomia.

É exatamente esse cuidado que define uma cozinha gourmet. Todo o cômodo ser planejado para trazer facilidade e praticidade ao dia a dia a pessoa que estiver cozinhando.

O foco na gastronomia é o grande diferencial da cozinha gourmet. Se você gosta de cozinhar e sonha com um espaço especial para fazer os seus pratos, esse estilo é o que você precisa ter no seu apartamento. Veja no Blog da Lavvi como ter o seu ambiente perfeito.
Cozinha gourmet é um ambiente onde tudo é planejado para oferecer o melhor lugar para o chef, sem deixar de lado o convívio com a família e convidados. Crédito: Pinterest.

Se você for um amante da culinária e está especial para o preparo dos seus pratos, esse estilo é o ideal.

Um projeto que cabe em qualquer espaço

O interessante da cozinha gourmet é a sua versatilidade, podendo servir para qualquer tamanho e tipo de planta, como também poder ser uma cozinha integrada com a sala ou fechada.

No caso de apartamentos, por exemplo, uma cozinha gourmet é aquela cuja bancada é transformada em uma ilha com cooktop e equipada com eletrodomésticos e todos os outros utensílios.

Tudo imaginado para oferecer otimização no trabalho e, ainda, proporcionar uma boa convivência aos convidados e à família.

Invista nos detalhes    

Da decoração à mobília, pense em opções que vão lhe trazer facilidade e funcionalidade. Um tipo de material bastante escolhido é o inox, pois é antiaderente, resistente e mais fácil de limpar. Além dele, há os acabamento sem mármore e cobre, que são práticos e ainda trazem uma elegância a mais na decoração.

Outro ponto importante que não pode ser esquecido é a iluminação. Planeje bem a forma como as luzes do cômodo estarão dispostas, para que não fique um lugar escuro ou que faça sombras.

Para uma cozinha gourmet, é preciso pensar em praticidade, conforto e acessibilidade. Assim, você irá criar o ambiente ideal para o seu dia a dia.
O diferencial da cozinha gourmet com a tradicional é o foco nos detalhes para oferecer um ambiente quase que profissional à casa. Créditos: Pinterest.

O mesmo cuidado precisa estar na disposição dos móveis e eletrodomésticos no ambiente. Cada móvel precisa ter uma função e sempre visando a comodidade, bem como cada equipamento precisa estar localizado em um lugar prático ao preparo dos pratos.

Por exemplo, próximo ao fogão ficam as panelas, talheres e, se possível, uma despensa com os alimentos. E se caso houver outra bancada, que pode servir de apoio, guarde travessas, bowls e outros materiais.

Como você pode ver, não é difícil planejar a varanda ou cozinha gourmet do seu apartamento. Só é preciso se atentar aos detalhes e ao que fará sua rotina mais prática. Ao final, com certeza, você terá o espaço que tanto sonhou e especial para sua família!

Gostou das dicas? Aproveite e acompanhe outras matérias de decoração e sobre o segmento imobiliário aqui no Blog da Lavvi e também siga a gente no: Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.

Compartilhe:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

fale com corretor