Dicas Lavvi

DIY de como modernizar móveis antigos

Ouso de móveis antigos na decoração é algo super comum e está em alta entre as novas tendências. A escolha pode ser pelo preço mais acessível, pelo gosto pela decoração vintage ou mesmo por memórias afetivas. Em todas essas situações, uma coisa é certa: uma decoração composta por esses elementos fica cheio de personalidade e estilo.

Mas para que o projeto tenha bons resultados, muitas vezes é necessário a restauração e os cuidados especiais para que esses móveis entreguem toda a sofisticação e a beleza que eles carregam.

Por isso, hoje daremos 5 dicas DIY (sigla, em inglês, de Do It Yourself. Que significa: faça você mesmo) para reformar e restaurar esses móveis de forma simples, fácil e com custo-benefício atraente. Além disso, você pode levar algumas inspirações para o seu projeto.

1. Pintura

A pintura é uma das maneiras mais simples e comuns para a restauração de móveis antigos. Uma excelente opção é escolher cores diferentes e vibrantes, trazendo um toque de modernidade ao móvel em questão, fazendo-o se adequar ao seu projeto.

Para a pintura de móveis usados, a dica é limpá-los e lixá-los antes. Quanto à escolha da tinta, prefira tinta esmalte, spray ou alguma específica para madeira.

2. Estêncil

Outra forma de DIY que também envolve tinta é o estêncil. Essa é uma forma criativa de estampar o seu móvel e, para fazê-lo, você precisa apenas de um molde.

O molde pode ser feito usando um papel adesivo e uma tesoura. Basta ter em mente o desenho desejado e aplicar no móvel escolhido.

Você ainda pode escolher desenhar de forma livre e deixar o seu móvel ainda mais personalizado e exclusivo.

3.Pátina

A pátina é outra alternativa de restauração que envolve tinta. Nesse caso, o visual “shabby chic” (em português “chique gasto”) é o objetivo final.

A técnica consiste em usar tintas para dar um acabamento com aspecto ainda mais envelhecido e desgastado aos móveis usados.

4. Decoupage

Essa técnica consiste basicamente em recortar papéis, tecidos ou adesivos e colá-los no móvel.

Você pode usar uma mesma estampa para cobrir todo o móvel, pode usar estampas e cores diferentes ou pode fazer a decoupage em apenas uma parte do mobiliário. As possibilidades aqui são infinitas e variam de acordo com a sua criatividade.

5. Envelopamento

O envelopamento é, talvez, a maneira mais rápida, prática e simples de mudar a cara de qualquer peça. É uma alternativa que faz pouca sujeira e tem resultado imediato, além do mercado oferecer diversas cores e tipos de materiais para essa prática.

Para todas essas técnicas é importante que a peça esteja limpa, lixada e sem dobradiças, puxadores e parafusos. Agora que você já sabe como modernizar o seu móvel antigo, é só colocar a mão na massa e dar ainda mais personalidade ao seu projeto.

Gostou das dicas? Acesse os nossos canais para ficar por dentro de mais novidades sobre empreendimentos e tendências: Blog, Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Compartilhe:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

fale com corretor