Dicas Lavvi

O apartamento ficou pronto? Saiba o que fazer

Comprar um imóvel na planta, principalmente um apartamento, gera muitas expectativas, já que você pode acompanhar o andamento da obra a cada fase, assim como imaginar como será o seu novo espaço.

No entanto, após a entrega das chaves do novo endereço, muitas pessoas ficam com dúvidas sobre os próximos passos a dar nessa nova fase da vida, assim como se podem ser feitas mudanças dentro do novo lar.

Inclusive, é realmente preciso fazer alguma coisa depois de comprar um apartamento e ele ficar pronto? Confira o conteúdo que preparamos para você.

O que fazer depois que o apartamento ficou pronto?

Apartamentos novos são como uma folha em branco, onde os donos poderão decorar, fazer algumas mudanças e deixar esse novo cantinho um lugar especial para toda a família.

No entanto, é preciso se atentar a algumas questões burocráticas, como fazer uma vistoria do imóvel, assim como se atentar às instalações elétricas e de demais serviços essenciais.

Veja, a seguir, algumas dicas importantes do que fazer depois do momento de receber as chaves do novo apartamento e entenda como funciona cada passo.

Faça a vistoria do imóvel

A primeira coisa que deve ser feita depois do seu apartamento estar pronto é uma vistoria completa e analisar se todos os atributos que foram prometidos pelo vendedor constam no local.

Além disso, é interessante conferir o estado do apartamento em si, e se existem manchas de tinta, algum problema nas tomadas. Assim como se existe espaço adequado para fazer as futuras instalações desejadas.

Verificar a ligação de gás e de energia elétrica

Depois da vistoria, é hora de fazer todas as outras verificações, que incluem a ligação de gás e de energia elétrica, que geralmente já vêm prontas no ato da entrega das chaves.

É importante se informar sobre o método de cobrança desses serviços, já que em alguns locais podem não ser individuais, bem como quais são as empresas responsáveis pelo fornecimento e manutenção desses serviços.

Eletricista realizando instalações elétricas em um apartamento que foi entregue.
A instalação de energia elétrica e outros serviços é essencial para o novo lar.

Leia o manual do proprietário

Dentro do mercado imobiliário existem algumas regras, que facilitam os processos assim como documentos que informam e permitem que o morador esteja sabendo de tudo que é necessário para viver bem no novo lar.

Um desses documentos é o manual do proprietário, que informa os direitos e os deveres do novo dono, além de informações sobre o funcionamento do condomínio.

Dentro desse manual, pode ser possível receber dicas de como fazer furos na parede, quais tipos de brocas usar, dentre outros. Vale a pena ler e se informar ao máximo.

Faça instalação dos serviços básicos

Telefone, internet, TV a cabo, dentre outros serviços, como a instalação do ar-condicionado, devem ser feitos logo após os primeiros passos, para que seja possível mudar com tranquilidade o quanto antes.

A dica aqui é entrar em contato com as fornecedoras dos serviços para que elas mudem a instalação do lar antigo para o apartamento novo, sem necessidade de contratar outro plano e lidar com diversos tipos de burocracia.

Se atente com a instalação do fogão

Muitos proprietários cometem o erro de comprar um fogão com estrutura para gás de botijão, mas muitos prédios possuem gás encanado e vice-versa. Nesses casos, pode ser burocrático e até mesmo caro fazer a conversão dos tipos de gás.

Por isso, a dica é: antes de comprar esse importante eletrodoméstico, informe-se sobre qual o tipo de instalação que há no apartamento para evitar esse serviço a mais.

Planeje possíveis reformas e a decoração

Como dissemos, no começo desse material, imóveis novos são como uma folha em branco. O novo proprietário pode deixá-lo com a aparência que sempre sonhou, pensando em possíveis reformas e itens de decoração que se encaixam no espaço.

Nesta fase, é interessante se informar com a construtora e até mesmo o corretor, para saber as melhores formas de fazer as mudanças.

Apartamento decorado com tons de cinza e branco, com partes da parede em vidro.
Planejar decoração e reformas para o novo apartamento é importante para poder se mudar com qualidade de vida.

Imóveis na planta é na Lavvi

Referência na construção de empreendimentos memoráveis, nos melhores cantos de São Paulo, a Lavvi é uma construtora responsável e que se preocupa com a qualidade de vida, modernidade e arquitetura de ponta.

Aproveite para conhecer mais sobre nossos apartamentos na planta.

Por falar nisso, continue conectado conosco para receber novidades e outras dicas desse segmento. Siga-nos no Blog, Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Compartilhe:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

fale com corretor